quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

 "O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. 
O que deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza"

Uma célebre frase do nosso mestre Guimarães Rosa pra ilustrar o que eu mais tenho ouvido (e sentido, não nego) nas últimas semanas: "to muito cansado" e "quero férias". A verdade é que um belo dia resolveram dividir o nosso tempo em anos, meses, dias e noites, horas e minutos, e assim resolvemos seguir e só permitir que o cansaço venha do acúmulo, e isso é sempre no final do que quer que seja; além da disposição, que só retorna no início, do que quer que venha a ser.

O signfiicado de terminar um ano? Eu por várias vezes já me perguntei se seria realmente "mais um ano" ou "menos um ano", e a conclusão é simples de que seria mais um na contagem da nossa idade e menos um no número dos que chegaremos a completar, sem ter absolutamente nada a ver com aquela história de que devemos sempre ver o copo metade cheio e não metade vazio, bla bla bla; um cálculo simples, como devem ser os cálculos, baseados na lógica conceitual que, mais uma vez, nós mesmos criamos. Só que, se eu resolver colocar um cadinho só de sentimento nessa análise, seria com certeza "mais um ano": um ano de muita coisa boa, de letras, de ich, de gente nova e inteligente e musical, de são joão, de radioleft, de muito estudo e muito trabalho, de muita leitura, de pouco sono, de nenhuma atividade física, de muitas noites, muito mais que dias, de pouca briga e de pouco choro. E não poderia nunca deixar de destacar o principal, que sustentou todos os outros, que a eles deu origem e, para permanecerem, coragem: esse foi, sobretudo, um ano de escolhas. E não é mesmo diante delas que a gente realmente se mostra?

E do próximo, nada, nada se sabe, exatamente como de todo o resto; quando se pensa assim, até mesmo acordar amanhã de manhã se torna mais um dos nossos "planos futuros muito distantes". Em resumo, vamos acabar as provas, entrar de férias, comprar presentes, ver "Esqueceram de Mim 25" na Sessão da Tarde, ter pelo menos três amigos ocultos, curtir o natal como de costume (pela religião, pelo feriado, pela união da família, pelos presentes ou pela comilança), esperar por uma semana a chegada do novo ano, estourar uma champagne e recomeçar tudo outra vez, como já vimos fazendo por alguns anos. E só me resta desejar uma boa renovação para todo mundo.


"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente."

3 comentários:

Andrey Brugger disse...

"ano de escolhas. E não é mesmo diante delas que a gente realmente se mostra?"

CONCORDO!

Para mim, também foi MAIS um ano!

Espero te ver antes do fim desse!
:)

beijos

Vital disse...

aquele velho papo
do velho tempo.
você sabe minha idéia...
começa com os homens medindo a duração da existência em calendários
e termina, sem calendários.
aIEUeuhaUEhauE

kinha disse...

"permitir que o cansaço venha do acúmulo, e isso é sempre no final do que quer que seja" Adorei! Isso vale pra tudo na vida!
E olha, já tô cansada desse ano, tô mesmo a fim de um ano novo!
É realmente como se a gente tivesse em média 80 chances de fazer o ano que a gente quer...meio estranho isso.. mas tudo bem!
;D
meu msn é klarlaklein@hotmail.com [foi vc que pediu ou estou delirando?]